Sobre Cariacica

Cidade de Cariacica

Cariacica é uma cidade brasileiro do estado do Espírito Santo.

"Cariacica" é um termo oriundo da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”.

Geografia

Possui uma área de 279,98 km², correspondente a 0,60% do território estadual, limitando-se ao norte com Santa Leopoldina, ao sul com Viana, a leste com Vila Velha, Serra e Vitória e a oeste com Domingos Martins. A sede fica a 15,8 quilômetros da capital, Vitória. Tem uma população de 348.933 habitantes, segundo o censo de 2010, sendo que 95% estão na área urbana. Ela se situa na Região Metropolitana da Grande Vitória.

A cidade de Cariacica foi criado pelo decreto 57, de 25 de novembro de 1890 e instalado em 30 de dezembro do mesmo ano. Seus centros comerciais são Campo Grande e Itacibá.

Monte Mochuara

A imponência do Mochuara se destaca ao longe. Ao lado do Mestre Álvaro, na Serra, o Mochuara, em Cariacica, é o símbolo do município, como o Convento da Penha é de Vila Velha. Habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o araçá do mato, o pau dalho, o cobi-da-terra, o cobi-da-pedra, o jequitibá e o jeriquitim, sua fauna é composta de beija-flores, pica-paus, lagartos e outros bichos.

A imponência do monte, serviu de referência para os viajantes e aventureiros que, nos primeiros séculos do Brasil, percorriam os sertões do Espírito Santo em busca de novas terras e riquezas minerais.

Na língua dos índios que habitavam o local, o nome Mochuara quer dizer pedra irmã, mas relatos históricos dizem que quando corsários franceses chegaram à baia de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco. Daí a expressão mouchoir, que quer dizer lenço e se pronuncia "muchuá". Do monte descia o Rio Cariacica, que deu nome ao Município.

Carnaval de Congo

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, que acontece em abril é um manifestação da cultura afro-brasileira, com grande influência indígena e que resiste ao tempo. o Carnaval de Congo de Cariacica é um antigo gesto em homenagem à padroeira do Espírito Santo. Contam os descendentes que, no passado, diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, os moradores decidiram homenagear a santa saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo. Com o passar dos anos, a festa cristã organizada pelos brancos misturou-se às raízes negras e indígenas, dando origem ao carnaval.

Conta ainda a crença popular que os negros usavam máscaras para não serem reconhecidos por seus senhores, originando-se daí o uso de máscaras. O Carnaval de Congo de Cariacica tem como objetivo promover a integração entre as bandas de congo do município e bandas convidadas, além de ser uma forma de proporcionar lazer à comunidade local e visitantes. Todo ano, cerca de 10 mil pessoas brincam na festa.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Espírito Santo criou o Encontra Cariacica.

Blog do Guia da Cidade de Cariacica

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Cariacica por e-mail
 

Limites - Cidades Vizinhas

Santa Leopoldina, Vila Velha, Viana e Vitória e Serra.

Dados Principais sobre Cariacica

Aniversário: 24 de junho
Fundação : 1890
Gentílico: Vitoriense
Area: 279,975 Km²
População 348 933 hab. (2010)
IDH 0,750 - elevado
Prefeitura Cariacica

Brasão de Cariacica
Brasão de Cariacica

Bandeira de Cariacica
Bandeira de Cariacica

Vídeo sobre a cidade de Cariacica
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Cariacica

Mapa de Cariacica

 

Moradores ilustres de Cariacica

 

   

  Sobre o EncontraCariacica
Anuncie no EncontraCariacica
Cadastre sua Empresa no EncontraCariacica (grátis)
Fale com EncontraCariacica
+Seja um Franqueado EncontraBR

Termos do Serviço | Política de Privacidade